6 de abr. de 2010

Abóbora ao molho leve de soja

Tenho me iniciado também na cozinha japonesa. E um mundo mágico a conhecer! Tantos ingredientes novos, formas de preparar completamente diferentes das ocidentais...
Preparei essa receita na semana passada, para aproveitar um pedaço de abóbora que tinha em casa. Ficou muito boa, servi com uma porção de arroz japonês e folhas de espinafre frescas. Acho que faltou uma carne, para harmonizar mais o bouquet de sabores. Fica a dica.

Ingredientes: (para 4 pessoas)
- 500 g de abóbora não descascada
- 375 ml de dashi segundo (esse você pode comprar pronto ou entao fazer em casa, darei a receita em outro post)
- 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de mirin (vinho de arroz)
- 1 colher de sopa de shoyu

Preparo:
Corte a abóbora em pedaços de uns 5cm, retirando os grãos (que você pode até guardar para grelhá-las depois!).  Faça pequenos cortes na casca para dar um aspecto de 'ralado', bem estético, mas também para que a abóbora absorva bem os sabores dos molhos.
Coloque os pedaços de abóbora com a casca voltada pra baixo numa panela média. Adicione o dashi, o açúcar e o mirin. Esquente até ferver. Baixe então o fogo e deixe escaldar coberto, por uns 5 minutos, misturando no segundo minuto.
Coloque então o shoyu. Cozinhe durante 8 minutos mais, até que a abóbora esteja cozida (mas ainda firme!), virando os pedaços no quarto minuto.
Retire a panela do fogo, e deixe o legume esfriar no líquido da preparação durante alguns minutos. Sirva morno ou à temperatura ambiente, com um pouco do líquido.

Bon appétit!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br blogarama.com Creative Commons License
Blog Boudoir by Mariana Lemos is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.