2 de abr. de 2010

Cuidado dos olhos e lábios ao ácido hialurônico

Essa receita eu realizei num atelier cosmético aqui em Paris. Excelente, o creme é bem fino e não deixa nenhum filme na pele. Hidrata bem e deixa um cheirinho muito bom.
Suas propriedades são de tonificar, densificar e evitar o envelhecimento da pele. Pode ser aplicado pela manhã e à noite no contorno dos olhos de dos lábios, alisando e dando pequenas batidinhas até a penetração completa do produto.


Encontrei na net alguns fornecedores de matérias primas para cosméticos ai no Brasil, mas não vou dar o nome por enquanto porque não encontrei muitas informações sobre os produtos deles. É importante conhecer a procedência, o modo de obtenção, se é bio ou não... O resultado de uma receita de cosmético depende eu diria 90% da qualidade das matérias-primas usadas.
Enfim, vou continuar procurando. Se alguém tiver indicações, por favor, me informe!

Antes de começar, a coisa mais importante é a higiene. Fazer cosméticos parece um pouco com cozinhar, mas você tem que se imaginar num verdadeiro laboratório. Lembre-se que aqui você não usa conservadores potentes como os da industria, então deve-se ter cuidado absoluto para evitar toda aparição e proliferação de bactérias nos produtos. Farei um outro post sobre como se preparar para realizar seus cosméticos artesanais.

Vamos à receita:

Ingredientes:

- Macerado de Gardênia dos Incas - 20% (esse macerado eu compro pronto. Ele é obtido à partir da maceração de flores frescas de gardênia no óleo de castanha do Pará. Você pode substituí-lo usando apenas o óleo de castanha do Pará, ou até o azeite de oliva!)
- Olivem 1000 - 7% (Trata-se de um emulsificante formador de cristais líquidos, livre de sabões e não etoxilado, que proporciona alta suavidade à pele quando empregado em cremes hidratantes, loções de limpeza, filtros solares e produtos pós-sol. Sua composição é similar a dos ácidos graxos da pele, o que permite ao novo emulsionante alta afinidade com a mesma. (explicação retirada daqui)
- Água mineral - 39,9%
- Hidrolato de Flor de Laranjeira - 30%
- Acido hialurônico - 0,3%
- Glicerina vegetal - 2%
- Extrato de sementes de pomelo - 0,6% (conservador e anti-oxidante natural)
- Vitamina E - 0,2% (outro conservante natural)

Material necessário:
- Batedor/Mixer pequeno
- Termômetro de cozinha
- Balança de cozinha (que meça pesos-pena!)
- Pequena seringa de 10ml (para transferir a preparação para o frasco - se for colocar em um potinho, não precisa)
Preparo:

Primeiro faça toda a higiene dos utensílios, lave bem as mãos e providencie um recipiente com tampa pra guardar a preparação (pode ser um pote de vidro ou um frasco de vidro com válvula "pump"). 

- Transfira o macerado de gardênia (ou somente o óleo de castanha do Pará) junto ao Olivem 1000 em um recipiente (essa será a fase A). Em outro recipiente, transfira a agua mineral e o hidrolato de flor de laranjeira (fase B). Esquente cada um separadamente em banho-maria até atingirem 70°C.
- Quando as duas fases A e B chegarem à mesma temperatura, tire os recipientes do banho-maria. Sem demora, transfira cuidadosamente a fase B na fase A misturando vigorosamente com o mixer (pode usar também um batedor de claras), durante uns 3 minutos. A mistura vai ficar branca e homogênea. Sem parar de misturar, coloque a mistura em um recipiente de água gelada para esfriar rapidamente a mistura e acelerar a formação de uma emulsão (continue misturando por mais uns 3min). Se a emulsão ficar muito grossa, dê preferência para a utilização do batedor de claras.
- Transfira finalmente o resto dos ingredientes (fase C), cada um separadamente, misturando bem entre cada um. Dica: o acido hialurônico demora um certo tempo para se misturar. Você pode deixar em repouso a preparação durante uns 5min e então misturar bem, para evitar a formação de pelotas. Transfira tudo para o recipiente final. Seu creme está pronto!

IMPORTANTE: Como TODO produto cosmético (mesmo os industriais!), é importante fazer um teste de sensibilidade. Antes de usá-lo, faça um teste de aplicação atras da orelha e espere 48h. Se alguma tiver alguma irritação, não use o produto.

Conserve em um local seco e fresco, ao abrigo da luz. Assim, ele poderá ser conservado por no mínimo 1 mês. Após esse período, se você perceber mudanças na sua forma, cor ou cheiro, nao hesite à jogá-lo fora (guardando o recipiente para ser reutilizado) e fazer um novo creme!



Um comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br blogarama.com Creative Commons License
Blog Boudoir by Mariana Lemos is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.