9 de abr. de 2010

Sabão hidratante Maracujá e Mel

Esse é meu primeiríssimo sabão! Super-hidratante, ele parece um doce de maracujá.
Existem basicamente 3 técnicas para fabricar sabão artesanalmente.
- A primeira delas, a mais tradicional, é chamada "técnica a frio". O princípio é misturar ôleos vegetais + água + soda cáustica. Dá pra fazer maravilhas como nessa bela revista virtual.
- A segunda, também tradicional, consiste em utilizar raspas de sabonete neutro (ou até sobras de sabonetes), e adicionar corantes, óleos essenciais, etc.
- A terceiraaa... essa é para as iniciantes como eu! Utiliza-se uma base para sabão já pronta. Assim, é sô derretê-la e adicionar o que a imaginação mandar! Foi essa técnica que utilizei, aí vai a receita:
Ingredientes:

- 20 ml de macerado de urucum (para fazê-lo, é só misturar 10g de pó de urucum a 100 ml de óleo vegetal. Para a receita, eu usei azeite de oliva)
- 20 gotas de extrato aromático de maracujá bio (obtido à partir de xarope de açúcar e álcool 30%)
- 100 g de base para sabão transparente bio (também conhecida como "melt & pour")
- Uma fôrma (pode ser qualquer coisa, forma de sobremesa, um pote de iogurte, etc.)
- 1 colher de sopa de cera de abelha bio

Preparo:

Derreta o sabão e a cera de abelha no banho-maria ou no micro-ondas.
Adicione o macerado de urucum e misture bem, até tudo estar bem derretido. Você obterá um líquido.
Coloque então o extrato de maracujá e enforme.

Você deve esperar no mínimo 2 horas para que o sabão esteja bem firme. Só então poderá desenformá-lo. Se tiver dificuldades para tirá-lo da forma, coloque um pouco de água quente externamente e o sabão vai soltar facilmente.

O meu ainda está um pouco macio. Como deu uma sobrinha (a primeira foto desse post), vou usá-la hoje mesmo. Para o verdadeiro sabão, essa zebrinha simpática aí em cima, vou ver se consigo esperar mais um ou dois dias para ver se ele endurece um pouco mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br blogarama.com Creative Commons License
Blog Boudoir by Mariana Lemos is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.