25 de abr. de 2010

Muffins de laranja com mel

Inicialmente, eu preparei essa receita para testar minha nova forminha de madeleines. Ficou muito bom, só que eu só posso fazer 8 madeleines de cada vez, e o processo de untar a forma leva um certo tempo (necessário ficar na geladeira durante 15min). Então eu fiz duas fornadas de madeleines essa manhã que comemos no café da manhã. Como sobrou muita massa, resolvi estreiar então minha forminha de muffins. Para comer com os olhos...

Receita: (a massa deve ser preparada de preferência um dia antes)

Ingredientes:
- 1 laranja orgânica (usaremos as raspas da casca, então é melhor evitar a ingestão de agentes nocivos)
- 160g de açúcar em pó
- 175g de farinha tipo 45 + 20g para untar
- 10g de fermento químico em po
- 180g de manteiga + 20 para untar
- 4 ovos
- 35g de mel

Preparo:
Raspe a casca da laranja.  Misture-as ao açúcar e reserve.
Em outro recipiente, peneire a farinha e o fermento.
Derreta a manteiga numa panela à fogo baixo.

Em um recipiente, bata os ovos, o açúcar, raspas de laranja e o mel até formar uma mousse. Incorpore a farinha com o fermento. Adicione então a manteiga derretida.

Reserve a massa num recipiente fechado dentro da geladeira por, no mínimo, 12 horas.

No dia seguinte, unte as forminhas com a manteiga e deixe na geladeira por uns 15min, até a manteiga endurecer novamente. Jogue então a farinha, retirando o excedente.

Preencha então cada forma de 3/4 da massa. Enforne por uns 10min, até que a massa fique bem dourada. Retire do forno, deixando esfriar um pouco. Desenforme e sirva os muffins mornos. Você pode também deixar que eles esfriem para servi-los mais tarde, nesse caso guarde-os num recipiente bem fechado quando eles estivem já frios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br blogarama.com Creative Commons License
Blog Boudoir by Mariana Lemos is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.