3 de mai de 2010

Creme doce de maçã caramelizada para o corpo

Esse docinho de creme é realmente uma delícia, e hidrata muito bem. Tem um cheirinho que dá mesmo vontade de comer, além da textura leve, parecendo uma mousse!
Vamos à receita!

(receita da Aroma Zone)

Ingredientes:

- 60ml de hidrolato de verbena orgânica
- 3g de emulsificante MF*
- 30ml de óleo vegetal Sacha Inchi (uma planta peruana MEGA rica em ômegas 3, 6 e 9! Mais info aqui em espanhol)
- 2g de emulsificante VE**
- 10g de pó de maçã orgânica
- Uma pitada de pó de caramelo orgânico
- 1g de mel orgânico
- 2 gotas de extrato aromático de caramelo orgânico
- 20 gotas de extrato de sementes de pomelo
- 2 gotas de vitamina E


Preparo:
Misture o óleo vegetal Sacha Inchi ao emulsificante VE e esquente-os em banho-maria à temperatura de 70°C.
Coloque o hidrolato de verbena e o emulsificante MF em outro recipiente e esquente-os também em banho-maria à 70°C.
Quando as pastilhas de emulsificante VE estiverem derretidas, entorne a mistura no outro recipiente (contendo o óleo vegetal) e misture energicamente (use um pequeno batedor elétrico). Você deve obter uma emulsão homogênea.
Deixe esfriar completamente, misturando de vez em quando.
Adicione então o pó de maçã e de caramelo e depois o resto dos ingredientes. Misture bem afim de obter uma preparação lisa e sedosa.

Observação: se sua pele reage aos ácidos de frutas, adicione 1% de bisabol.
O emulsificante MF pode provocar algumas reações cutâneas. Faça o teste de alergia atrás da orelha durante 48h antes de aplicar o creme pelo corpo.

Conservação: este creme pode ser conservado por ao menos 1 mês se fabricado e guardado nas devidas condições de higiene.







*Emulsificante MF: Este co-emulsificante de origem vegetal é utilizado em associação ao emulsificante VE na preparação de várias texturas em função da quantidade utilizada de cada um deles. Como co-emulsificante, ele é um ingrediente que permite à uma emulsão (mistura entre uma fase aquosa e uma fase oleosa) de permanecer estável, sendo utilizado juntamente à um outro emulsificante (no caso, o VE). Ele é o produto da associação de ácido esteárico com ácido láctico, podendo ser de origem vegetal ou animal - aconselho dar preferência para os de origem vegetal. É um pó fino, inodoro e branco.

**Emulsificante VE: um co-emulsificante com características bem semelhantes ao MF. Ele é obtido à partir da associação de ácido esteárico e de glicerol. É apresentado em pastilhas brancas inodoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br blogarama.com Creative Commons License
Blog Boudoir by Mariana Lemos is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.